top of page

FORMAÇÃO INPP

CURSO DE APRIMORAMENTO INPP

Terapia do Neurodesenvolvimento

O Curso de Formação de terapeutas do INPP é composto por 114 horas/aula nas quais são apresentadas as bases teóricas e as práticas de avaliação clínica e técnicas de intervenção desenvolvidas pelo INPP.

 

Este curso destina-se a profissionais áreas das SAÚDE e EDUCAÇÃO.

 

 O curso é composto por 3 módulos de aulas teóricas e práticas e 1 módulo de exames, em que o aluno realiza 2 provas escritas (online síncrono) e um encontro presencial de 2 dias no qual vivencia a avaliação e discussão das práticas terapêuticas.. 

 

A obtenção de certificação do INPP ocorre após a finalização do curso, mediante apresentação de um estudo de caso realizada na primeira supervisão.

 

Após o término do curso, o profissional estará apto para atuar como terapeuta, aplicar a avaliação de Imaturidade Neuromotora do INPP e elaborar um Plano de atendimento de aproximadamente 1 ano com reavaliações bimensais para seus pacientes, levando-os ao estágio de maturidade adequado para sua idade.

 

Estarão inscritos no INPP como Licentiate* por um ano, ou seja, reconhecidos internacionalmente como terapeutas INPP, podendo participar dos encontros de supervisão, tendo acesso aos materiais oficiais do INPP e a pesquisas.

 

​* O pagamento anual da taxa de Licentiate  e a participação em pelo menos um dos encontros de formação continuada a cada 2 anos, que pode ocorrer em qualquer país no qual o INPP está presente, é condição para que o profissional participe e seja reconhecido como membro da COMUNIDADE INPP INTERNACIONAL.                          

 

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

Esse curso destina-se para profissionais graduados, e com atuação profissional nas áreas ligadas à educação e saúde.

Sign up for Email Updates

Inscreva-se na lista de espera de 2025

Obrigada pela sua inscrição.

crianças correndo

O INPP

The Institute for Neuro-physiological Psychology. (IN)

Instituto de Neuropsicologia Fisiológica. (BR)

O INPP é uma organização autofinanciada envolvida em pesquisa, prática clínica e treinamento nos métodos desenvolvidos no INPP.

O Método INPP é baseado em mais de 50 anos de pesquisa, experiência e prática pioneiras que investigaram e ajudaram crianças a resolver fatores físicos subjacentes a problemas de neurodesenvolvimento, aprendizagem e comportamento.

É um programa totalmente livre de remédios e não invasivo que utiliza exercícios físicos diários personalizados para ajudar a criança a ter sucesso. O histórico comprovado do INPP demonstra como o método pode ajudar as crianças a superar dificuldades associadas à leitura, escrita, dislexia, distúrbio de coordenação do desenvolvimento ou dispraxia, insucesso educacional, má coordenação, problemas comportamentais e muito mais.

 

Durante a década de 1990, foi estabelecido no Reino Unido um curso formal de formação nos métodos desenvolvidos no INPP e este curso está agora disponível no Brasil, Canadá, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Polônia, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Suécia, Hungria, Austrália , México e Estados Unidos.

Módulo 1

  • História do INPP desde 1969, como a teoria e o método foram desenvolvidos e diagnósticos diferenciais.

  • As relações entre o desenvolvimento e dificuldades específicas de aprendizagem e comportamento.

  • Desenvolvimento   dos movimentos reflexos desde a concepção até 3 1/2 anos de idade.

  • Consequências de desenvolvimento anormal dos reflexos após os  3 1/2 anos de idade.

  • O sistema vestibular e cerebelo.

  • Interação entre o desenvolvimento de reflexos, habilidades motoras e desenvolvimento sensorial durante o primeiro ano de vida.

  • Uso do Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.

 

 

Tarefas do Móduo I

1) Leitura de textos definidos. A lista de leitura será fornecida no primeiro dia do módulo 1.

 

2) Responder a cinco perguntas curtas (500 palavras cada) com base no texto indicado e no conteúdo do módulo. As questões dissertativas são sobre aspectos do desenvolvimento do movimentos reflexos e os efeitos dos reflexos retidos no indivíduo. Esta tarefa deve ser concluída e enviada o mais tardar um mês antes do início do módulo 2.

 

3) Realizar seis estudos de caso usando o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP (aproximadamente 6 horas). Os alunos deverão a usar o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP para identificar crianças e adultos cujo histórico de desenvolvimento indique que eles seriam candidatos adequados para avaliação adicional e uso do Programa de Intervenção do INPP. Os alunos deverão a usar o questionário em pessoas com e sem problemas de aprendizagem e/ou emocionais para comparar as diferenças na história do desenvolvimento inicial e trazer os resultados no próximo módulo para apresentação e  discussão no grupo.

1.png

Módulo 1

  • História do INPP desde 1969, como a teoria e o método foram desenvolvidos e diagnósticos diferenciais.

  • As relações entre o desenvolvimento neuromotor e dificuldades específicas de aprendizagem e comportamento.

  • Desenvolvimento   dos movimentos reflexos desde a concepção até 3 1/2 anos de idade.

  • Consequências de desenvolvimento anormal dos reflexos após os  3 1/2 anos de idade.

  • O sistema vestibular e cerebelo.

  • Interação entre o desenvolvimento de reflexos, habilidades motoras e desenvolvimento sensorial durante o primeiro ano de vida.

  • Uso do Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.

 

 

Tarefas do Módulo 1

1) Leitura de textos definidos. A lista de leitura será fornecida no primeiro dia do módulo 1.

 

2) Responder a perguntas curtas (500 palavras cada) com base no texto indicado e no conteúdo do módulo. As questões dissertativas são sobre aspectos do desenvolvimento do movimentos reflexos e os efeitos dos reflexos retidos no indivíduo. Esta tarefa deve ser concluída e enviada o mais tardar um mês antes do início do módulo 2.

 

3) Realizar estudos de caso usando o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP (aproximadamente 6 horas). Os alunos deverão aplicar ao menos 3  Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP para identificar crianças e adultos cujo histórico de desenvolvimento indique que eles seriam candidatos adequados para avaliação adicional e uso do Programa de Intervenção do INPP. Os alunos deverão a usar o questionário em pessoas com e sem problemas de aprendizagem e/ou emocionais para comparar as diferenças na história do desenvolvimento inicial e trazer os resultados no próximo módulo para apresentação e  discussão no grupo.

1.png
4.png

Módulo 2

O objetivo do módulo 2 é que os alunos se tornem competentes na administração e interpretação dos testes usados na Avaliação Diagnóstica do INPP. São apresentados testes para avaliação de:

 

Coordenação motora geral e fina

Padrões de Desenvolvimento Motor

Envolvimento Cerebelar

Disdiadococinesia

Reflexos primitivos e posturais

Lateralidade

Funcionamento oculomotor

Percepção visual

Realização dos testes da avaliação entre o grupo de alunos (parte prática)

Discussão em seminário baseada em estudos de caso apresentados pelos alunos usando o Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.

 

Tarefas seguintes:

 

1) Os alunos deverão a usar a Avaliação de Diagnóstico do INPP em um mínimo de 3 pessoas. O uso do instrumento de avaliação do INPP envolve a administração e pontuação precisa dos testes e interpretação dos resultados.

 

2) Os alunos devem também continuar a fazer leituras contínuas  dos textos recomendados (ao menos um de cada secção da Lista de Leitura).

Módulo 3

Elaboração e entrega de relatório das avaliação diagnóstica realizadas.

Elaboração de um relatório educacional.

Teoria e métodos de construção de um Programa de Estimulação e Inibição de Reflexos do INPP com base nos resultados da avaliação diagnóstica.

Exercícios INPP (inclui prática).

Procedimento para Revisão de Acompanhamento.

Um seminário para discussão dos resultados da avaliação diagnóstica realizado pelos alunos, bem como a justificativa, planejamento e seleção de exercícios para intervenção corretiva para alguns casos selecionados.

 

Tarefas após o Módulo 3:

 

1) Leituras a partir da lista de leitura.

 

2) Revisão de todos os materiais de preparação para exames e avaliação.

2.png
3.png

Módulo 4

  • Encontros online para realização dos exames dissertativos, práticos e teóricos.

 

  • Dois dias e meio de encontro presencial para observação prática e discussão de avaliações e elaboração de planos de intervenção.

 

  • Correção e discussão dos exames.

Certificado

 

Recebem o certificado de PARTICIPAÇÃO do INPP internacional e são considerados *Licenciate INPP até o junho do ano seguinte, os formandos que obtiverem 75% de presença nas aulas, entregarem os trabalhos e alcançarem uma média satisfatória nos exames.

Após a realização de um estudo de casos apresentado em um dos encontros de supervisão o Licentate INPP recebe o certificado de TERAPEUTA INPP

*Licenciate INPP: Profissionais indicados pelo INPP Internacional; acesso à área exclusiva com formulários e pesquisas recentes; permissão do uso do logo INPP. Após junho do ano seguinte à conclusão do curso , para manter os benefícios, reconhecimento internacional, acesso exclusivos à materiais e pesquisas, é cobrada uma taxa do profissional no valor de £100 (libras) por ano.

Manolo e Regina_edited.jpg

A segunda turma ministrada no Brasil será em parte remoto (online) e uma parte presencial.

 

Ministrada por Manolo Dominguez (em espanhol) e Regina Salvetti (em português).

Manolo Dominguez

Espanhol, nascido no Canadá, é Vice Diretor do INPP Internacional e Diretor do INPP Itália. É também o responsável pelo Instituto Fay, que atende crianças neuro atípicas.

Manolo é fluente em inglês, espanhol e italiano, e compreende muito bem o português.

Regina Salvetti

Neuropsicopedagoga e Terapeuta formada pelo INPP Itália e certificada pelo INPP internacional como docente em curso de Formação de Educadores.

Extensão em neurociências - FMABC, pedagoga, bióloga e Diretora do INPP Brasil.

Desde 1998 concluiu cursos ligados à Antroposofia, Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e Extra Lesson.

AGENDA DA FORMAÇÃO - TURMA 2024

Módulo 1 - Síncrono

(Encontro ao vivo online)

Das 18hs as 21hs

04/04 quinta-feira

05/04 sexta-feira

11/04 quinta-feira

12/04 sexta-feira

18/04 quinta-feira

19/04 sexta-feira

Módulo 2A - Síncrono

(Encontro ao vivo online)

Das 18hs as 21hs

16/05 quinta-feira

17/05 sexta-feira

23/05 quinta-feira

24/05 sexta-feira

 

06/06 quinta-feira

07/06 sexta-feira

13/06 quinta-feira

14/06 sexta-feira

Módulo 2B - Presencial

Das 8hs às 18hs

29/07 segunda-feira

30/07 terça-feira

31/07 quarta-feira

Módulo 3A - Presencial

Das 8hs às 18hs

01/08 quinta-feira

02/08 sexta-feira

03/08 Sábado

Módulo 3B - Síncrono

(Encontro ao vivo online)

Das 18hs as 21hs

12/09 quinta-feira

13/09 sexta-feira

26/09 quinta-feira

27/09 sexta-feira

Módulo 4 - Presencial e Síncrono

(Encontro ao vivo online)

24/10 quinta-feira | Exame Teórico (Online)

25/10 sexta-feira | Exame Prático (Online)

 

08/11 sexta-feira (Presencial) das 18h as 21h

09/11 sábado (Presencial) das 8h as 18h

10/11 domingo (Presencial) 8h as 13h

*Datas passíveis de alterações com aviso prévio.

IMG_0845.HEIC
Ap 1 - Slide 1.jpg

INVESTIMENTO

O investimento no curso pode ser parcelado pelo cartão de crédito em até 12x de R$ 704,16. (Valor total R$ 8.450,00)

Ou por PIX de forma integral com 10% de desconto.

Se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato pelo nosso (11) 91748-7778

 

VAGAS LIMITADAS

O Curso de Aprimoramento INPP - Terapia do Neurodesenvolvimento, possui vagas limitadas. Inscreva-se já e não perca essa oportunidade.

LOCAL DAS AULAS PRESENCIAIS

Espaço Atairu | Encontro de Desenvolvimento Humano

Rua Guilherme Ashbar Neto, 586 - São Paulo | CEP: 04646-001

bottom of page