Livro
EM BREVE teremos o lançamento da segunda edição atualizada do livro “AVALIAÇÃO DA PRONTIDÃO NEUROMOTORA PARA APRENDIZAGEM”.
O Instituto de Psicologia Neuro-Fisiológica, INPP, trabalha com pesquisa e formação de profissionais e com o tratamento de Imaturidade Neuromotora.
Imaturidade Neuromotora pode ser a base de algumas dificuldades específicas de aprendizagem (DEL), como dislexia, disgrafia, discalculia e déficit de atenção, alguns distúrbios emocionais como ansiedade , agorafobia e de enurese noturna.
Desde 1978 em Chester (Reino Unido), Peter Blythe - fundador do The Institute for Neuro Physiological Psychology - sugeriu que, nas situações em que as crianças não têm sucesso na escola, apesar de seus esforços e tentativas dos professores de adaptar o ensino, as dificuldades podem ter como causa uma imaturidade neuromotora, o que significa que o sistema nervoso central foi incapaz, durante os primeiros anos de vida, de desenvolver uma base sólida de atenção, coordenação e equilíbrio, fatores que apoiam a experiência de sucesso nas relações sociais e na aprendizagem acadêmica .
Hoje, esse trabalho pioneiro é apoiado por um importante corpo de pesquisa científica e experiência clínica na avaliação dos reflexos do desenvolvimento (primitivos e posturais) e seu envolvimento na aprendizagem e comportamento.
Também no nosso país, desde 2017, o INPP Brasil trabalha com famílias e crianças com a proposta de atendimentos individuais e desde 2021 oferece formação para professores do Programa Escolar INPP de Exercícios para o Neurodesenvolvimento.
Se você tem interesse em participar do "Curso para Professores: Avaliação da Prontidão Neuromotora para a Aprendizagem", acesse a página dos nossos cursos.
Se você tem um filho com dificuldade de aprendizagem e deseja saber se a intervenção do INPP pode ajudar, envie um email para atairu.edh@gmail.com.