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O QUE É IMATURIDADE NEUROMOTORA

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No INPP, olhamos para além dos sintomas da dificuldades, procurando identificar a origem das dificuldades. O termo “INM” (Imaturidade Neuro-Motora) refere-se à omissão ou alteração de um estágio de desenvolvimento. Todos os bebês nascidos a termo possuem um conjunto de reflexos primitivos essenciais para a sobrevivência que serão inibidos e controlados por níveis superiores do sistema nervoso central durante o primeiro ano de vida.

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Se por motivos diversos esses reflexos não forem inibidos no período adequado, eles permanecerão ativos e podem interferir no desenvolvimento do equilíbrio, da função oculomotora, da coordenação olho-mão e das habilidades perceptivas. Este pode ser um fator relevante no aparecimento de sintomas comportamentais como frustração, hiperatividade e hipersensibilidade entre tantos outros, bem como nas dificuldades de aprendizagem (dislexia, dispraxia, etc.).

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Na integração desses reflexos, o desenvolvimento motor é o fator chave: a interação com o meio ambiente por meio da primeira linguagem da criança - ou seja, sua motricidade - fornece uma riqueza de estímulos que serão a base do desenvolvimento do cérebro. Por outro lado, as condições que limitam ou impedem o desenvolvimento podem ser determinantes da subsequente imaturidade neuromotora.

 

Entre os sintomas mais frequentes de imaturidade neuromotora encontramos:

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  • Problemas de atenção

  • Dificuldade de coordenação motora

  • Dificuldade na coordenação mão-olho

  • Problemas para aprender a nadar 

  • Lateralidade cruzada

  • Problemas com a articulação da fala

  • Dificuldades de aprendizagem em leitura, matemática, escrita

  • Ansiedade

  • Hipersensibilidade

  • Enjôo em viagens

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