O QUE É IMATURIDADE NEUROMOTORA
No INPP, olhamos para além dos sintomas da dificuldades, procurando identificar a origem das dificuldades. O termo “INM” (Imaturidade Neuro-Motora) refere-se à omissão ou alteração de um estágio de desenvolvimento. Todos os bebês nascidos a termo possuem um conjunto de reflexos primitivos essenciais para a sobrevivência que serão inibidos e controlados por níveis superiores do sistema nervoso central durante o primeiro ano de vida.
​
Se por motivos diversos esses reflexos não forem inibidos no período adequado, eles permanecerão ativos e podem interferir no desenvolvimento do equilíbrio, da função oculomotora, da coordenação olho-mão e das habilidades perceptivas. Este pode ser um fator relevante no aparecimento de sintomas comportamentais como frustração, hiperatividade e hipersensibilidade entre tantos outros, bem como nas dificuldades de aprendizagem (dislexia, dispraxia, etc.).
​​
Na integração desses reflexos, o desenvolvimento motor é o fator chave: a interação com o meio ambiente por meio da primeira linguagem da criança - ou seja, sua motricidade - fornece uma riqueza de estímulos que serão a base do desenvolvimento do cérebro. Por outro lado, as condições que limitam ou impedem o desenvolvimento podem ser determinantes da subsequente imaturidade neuromotora.
Entre os sintomas mais frequentes de imaturidade neuromotora encontramos:
​
-
Problemas de atenção
-
Dificuldade de coordenação motora
-
Dificuldade na coordenação mão-olho
-
Problemas para aprender a nadar
-
Lateralidade cruzada
-
Problemas com a articulação da fala
-
Dificuldades de aprendizagem em leitura, matemática, escrita
-
Ansiedade
-
Hipersensibilidade
-
Enjôo em viagens